Source:

A busca por ideias que resolvam a problemática da presença de EPS/XPS nos Oceanos não é recente e, por isso, a Sociedade Ponto Verde quis reforçar esta causa criando, no âmbito do projeto OCEANWISE, a plataforma Ocean’s Calling e lançando o desafio a quem se quisesse juntar a nós nesta luta.

Esta iniciativa teve como objetivo incentivar a criação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação que apresentassem soluções no âmbito das melhores práticas de produção, uso, recolha e reciclagem de embalagens em EPS/XPS, de modo a evitar o seu aparecimento no lixo marinho.

Após análise detalhada, por parte da Sociedade Ponto Verde, de todos os projetos a concurso, foram determinados 9 finalistas, anunciados no dia 4 de maio. Conheça-os aqui:

  #stopthesnowballeffect

  BioWorld.pt

  BSEAcular

  POSEIDON

  (Re)SHAPE THE SEA

  ROUTE PORTUGAL EXPEDITION 2020

  Seaclic by Storopack

  SeaFilm

  Sumbox

O vencedor do prémio final será selecionado de entre os projetos finalistas e anunciado no dia 8 de junho. A decisão será da responsabilidade da Sociedade Ponto Verde, com base numa avaliação atribuída pelos parceiros do projeto OCEANWISE, de acordo com os critérios de avaliação.

Juntos contribuímos para a conservação dos nossos Oceanos!

O Ocean’s Calling está inserido no projeto OCEANWISE que tem por base os princípios de eficiência de recursos da Economia Circular e que pretende gerar recomendações para políticas públicas e para novas e melhores práticas de produção e uso do EPS/XPS, assim como a sua captação após utilização e posterior reciclagem.

O OCEANWISE tem financiamento do Interreg Atlantic Area e é coordenado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Conta com um total de 13 parceiros de 5 países distintos: Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido.

NOTÍCIAS RECOMENDADAS