Conheça mais sobre o projeto #stopthesnowballeffect, da Brigada do Mar – um dos finalistas do prémio Ocean’s Calling.

RESUMO DO PROJETO

“Dado ser impossível banir de forma imediata a utilização deste tipo de materiais (EPS e XPS) ou proceder à sua substituição por materiais sustentáveis, a nossa sugestão para lançar um alerta e sensibilizar a opinião pública passa por ações de descontaminação e pela disseminação de imagens e resultados tanto nos meios digitais como presencialmente, através de palestras e apresentações em espaços públicos e escolas.

O nosso objetivo é desenvolver um conjunto de ações em articulação com os municípios e convidar as associações locais, num esforço para que estas continuem a pôr em prática este tipo de ações. Em cada iniciativa, pretendemos dar uma palestra num espaço público ou numa escola com o objetivo de educar para a necessidade da reciclagem e de ações de limpeza.

Vamos criar uma obra de arte #stopthesnowballeffect, que consiste na aglomeração dos resíduos de EPS e XPS recolhidos, ligados entre si ou colocados numa rede, de modo a formar uma bola. Esta obra de arte será construída em quatro escolas associadas aos locais onde serão desenvolvidas as ações de limpeza. A bola irá aumentando de tamanho, alertando, assim, para o problema resultante da utilização e gestão incorretas deste tipo de resíduos. O progresso da obra de arte será usado como forma de sensibilização através da difusão de imagens nos nossos canais de comunicação.”

“Porque achou relevante este prémio e decidiu participar?”

“A relevância de um prémio desta dimensão aliado ao know-how, reconhecimento e experiência no terreno que temos, permitiu-nos idealizar uma série de ações com grande impacto focadas nos EPS/XPS (agentes altamente poluentes e extremamente difíceis de retirar dos ecosistemas dadas as suas caraterísticas). É para nós uma oportunidade imprescindível poder viabilizar ações de descontaminação da orla marítima focadas nestes agentes. Tendo em conta que o nosso trabalho é realizado por voluntários, e não conta com financiamentos permanentes, esta iniciativa tornaria possível, uma grande redução deste tipo de resíduos na costa assim como chamar a atenção da opinião pública para a necessidade de alternativas sustentáveis. Obrigada do Mar Sociedade Ponto Verde pela oportunidade!”

 

Fique atento pois iremos partilhar, ao longo das próximas semanas, mais informações sobre todos os projetos finalistas desta iniciativa.