Conheça mais sobre o projeto BioWorld – um dos finalistas do prémio Ocean’s Calling.

 

RESUMO DO PROJETO

“As regras da UE relativas a plásticos descartáveis preveem diferentes medidas para diferentes produtos. «Nos casos em que existem alternativas facilmente disponíveis e acessíveis em termos de preço, os produtos de plástico descartáveis serão banidos do mercado.» Relativamente a outros produtos, procurar-se-á limitar a sua utilização através da redução do seu consumo a nível nacional, de requisitos de conceção e de rotulagem e de obrigações de recolha e gestão de resíduos para os produtores. Assim, pretendemos pôr em prática um novo modelo de negócio cujo objetivo consiste em recolher e tratar águas amiláceas provenientes da indústria alimentar, de restaurantes e cantinas para produzir biopolímeros biodegradáveis com princípios bioativos, que cumpram os requisitos de diferentes mercados e clientes. Este novo produto distingue-se de outros polímeros e biopolímeros pela sua resistência ao rasgo e proteção UV, antibacteriana e antioxidante. E estes produtos biodegradáveis fazem sentido quando é impossível recuperar os resíduos de embalagens para reciclagem ou reutilização.”

“Porque achou relevante este prémio e decidiu participar?”

“Decidimos participar, pois, queremos contribuir para um planeta mais sustentável segundo o modelo de economia circular. Neste sentido e perante os desafios do OceanWise quisemos contribuir e responder com a solução Bioworld.pt. Criamos soluções biodegradáveis de packaging com resíduos da Indústria alimentar e outras matérias-primas naturais. Desejamos participar ativamente com a plataforma OceanWise para criar estas soluções e modelo de economia circular neste sector.“

 

Fique atento pois iremos partilhar, ao longo das próximas semanas, mais informações sobre todos os projetos finalistas desta iniciativa.