Conheça mais sobre o projeto Poseidon – um dos finalistas do prémio Ocean’s Calling.

 

RESUMO DO PROJETO

“A problemática associada à utilização de plásticos tem suscitado um interesse crescente junto da comunidade científica, assistindo-se à publicação de diversos estudos que estabelecem uma correlação entre as consequências da exposição a microplásticos e o desenvolvimento de diversas patologias. Com o objetivo de oferecer uma solução para o problema emergente dos resíduos plásticos, o projeto “Poseidon” propõe uma estratégia de biorremediação para a eliminação de microplásticos do meio ambiente. Esta inovação assenta num processo biotecnológico que recorre à utilização de um reator contendo microrganismos capazes de metabolizar microplásticos. Ao longo do percurso metabólico, este microrganismo consegue transformar os plásticos noutros subprodutos, os quais serão, por sua vez, novamente metabolizados, dando origem a compostos não tóxicos, tais como água e dióxido de carbono.
Tendo otimizado todo o processo e pretendendo transferir o conhecimento obtido para a sociedade, “Poseidon” assume-se como uma estratégia de adaptação da investigação fundamental à indústria e aos serviços.”

“Porque achou relevante este prémio e decidiu participar?”

“Vivemos num planeta onde o plástico e todos os seus derivados, dada a sua versatilidade, se tornaram indispensáveis ao Homem. Porém, estratégias para a sua correta eliminação ou tratamento não estão desenvolvidas, resultando na sua acumulação nos ecossistemas, especialmente no marinho, como é o caso concreto de produtos à base de poliestireno expandido e extrudido (EPS e XPS). Para agravar este já grande problema, existe ainda a formação de microplásticos, que resultam da degradação física e química, e que têm vindo a ser correlacionados com problemas de saúde nos seres vivos.
Desta forma, e com o conhecimento do concurso Ocean’s Calling, a equipa sentiu que esta era a oportunidade de poder contribuir para a resolução deste problema, e assim propor uma alternativa de biorremediação de microplásticos. O “oceano chamou”, a POSEIDON surgiu e, com a motivação e o sentido de resposta a esta necessidade, a equipa pretende empregar o seu conhecimento académico e experiência ao serviço do desenvolvimento de uma tecnologia capaz de suprir com o flagelo dos microplásticos. De forma sucinta: esperamos fazer a diferença!“

 

Fique atento pois iremos partilhar, ao longo das próximas semanas, mais informações sobre todos os projetos finalistas desta iniciativa.