Conheça mais sobre o projeto SUMBOX – um dos finalistas do prémio Ocean’s Calling.

 

RESUMO DO PROJETO

“As caixas SUMBOX foram desenvolvidas ao longo de 10 anos e falharam em dezenas de testes reais de mercado antes de as suas propriedades – isotérmicas, estanques e robustas – serem amplamente reconhecidas e de se tornarem uma alternativa verdadeiramente sustentável às caixas de EPS atualmente utilizadas na indústria dos produtos de pesca. As caixas SUMBOX são recicladas como qualquer outra caixa de papel ou cartão, permitindo o aproveitamento de 92 % dos materiais para a produção de novo papel ou cartão. As caixas SUMBOX podem ser feitas de materiais reciclados e podem ser totalmente personalizadas em função das necessidades dos clientes em termos de dimensões e impressão de alta qualidade, oferecendo uma imagem corporativa de qualidade superior.

As caixas SUMBOX oferecem ainda outras vantagens, tais como:

  • Ocupam muito menos espaço do que as caixas em EPS, o que representa uma redução de custos para o cliente e de emissões de CO2 durante o transporte;
  • Podemos oferecer preços mais acessíveis do que os das caixas em EPS, especialmente nos grandes formatos;
  • Conseguimos otimizar a paletização, carregando mais caixas por palete, enquanto o volume interno das SUMBOX continua a ser igual ao das caixas em EPS atualmente utilizadas no setor.”

“Porque achou relevante este prémio e decidiu participar?”

  • Partilhamos o mesmo objetivo: reduzir o mais possível a poluição por EPS com uma alternativa mais limpa, mais circular e mais fácil de reciclar: a SUMBOX. Estamos convictos de que podemos contribuir para um futuro melhor num mundo melhor.
  • Para esse efeito, e porque somos uma start up, precisamos da ajuda de instituições e de parceiros que nos possam proporcionar a visibilidade de que necessitamos para despertar a atenção dos operadores que atualmente usam caixas em EPS e para podermos ser vistos como uma alternativa amiga do ambiente.
  • Além disso, acreditamos que a participação neste desafio nos permitirá fazer parte de uma rede onde teremos contacto com diferentes agentes que poderão ajudar-nos a concretizar a nossa visão. A título de exemplo, fomos contactados pela Sustainn para realizar um estudo que poderá fornecer-nos informações e conhecimentos valiosos sobre as características técnicas específicas e as vantagens da SUMBOX, como a circularidade.
  • Por fim, e se tivéssemos a sorte de vencer o desafio, o prémio de 25 000,00 € constituiria uma grande ajuda para o pagamento dos custos de registo de uma patente internacional para a SUMBOX.“

 

Ao longo das últimas semanas partilhámos informações sobre todos os projetos finalistas desta iniciativa. Consulte todas as notícias para ficar a saber mais!