Conheça mais sobre o projeto Seaclic by Storopack – um dos finalistas do prémio Ocean’s Calling, que acabou por se sagrar vencedor.

 

RESUMO DO PROJETO

“Peixe e marisco são produtos muito sensíveis, pelo que necessitam de embalagens com boas propriedades de isolamento, leves e com altos níveis de higiene. O EPS é o material de embalagem perfeito para proporcionar estas funcionalidades. Uma vez contaminado por produtos alimentares, o EPS pode ser reciclado para aplicações não alimentares, com recurso à tecnologia “rEPS by Storopack”, mas não para aplicações alimentares. Entretanto, começaram a surgir outras tecnologias de reciclagem para aplicações alimentares, como a “Chemcycling”. É esta a tecnologia de reciclagem utilizada na “Seaclic Box Ccycled”. Contudo, o mercado procura outros materiais capazes de limitar os resíduos e que ofereçam um nível de desempenho equivalente ao EPS. A Storopack desenvolveu a “Seaclic Box Bio” para dar resposta a esta necessidade. Graças à sua composição orgânica e compostável, a “Sealic Bio” é uma embalagem proveniente de recursos renováveis e que, depois de usada e compostada, volta a ser um recurso renovável. As suas características, capacidade de isolamento, propriedades mecânicas e leveza são equivalentes ao EPS, pelo que se adapta perfeitamente à indústria de produtos de pesca. Além disso, o design desta nova embalagem cumpre as exigências do setor, na medida em que atende a todos os operadores da cadeia de valor (transportadores, pescadores, vendedores e distribuidores), não altera demasiado os hábitos e oferece novas funcionalidades, tais como a tampa com mecanismo de fecho que não exige o uso de cintas e a possibilidade de empilhamento, por exemplo.”

“Porque achou relevante este prémio e decidiu participar?”

“A Storopack é um dos principais fabricantes de embalagens e está fortemente empenhada em promover a sustentabilidade. As caixas para transporte e acondicionamento de produtos de pesca são um dos nossos principais produtos, e as soluções que oferecemos são bem reconhecidas por todos os operadores da cadeia de valor (transportadores, pescadores, vendedores e distribuidores). Os nossos produtos atuais dão resposta às principais funções de sustentabilidade, evitando o desperdício alimentar devido às suas excelentes propriedades de isolamento e reduzindo as emissões de CO2 durante o transporte graças à leveza do produto; ainda assim, continua a haver resíduos. A nova solução terá de proporcionar uma melhoria substancial para o problema da poluição dos oceanos sem perder de vista as vantagens da solução atual, evitando, assim, a criação de novos problemas ambientais. Porque somos um dos principais operadores neste mercado, temos uma visão global das funcionalidades exigidas e estamos em condições de garantir que o objetivo será atingido. Foi por esta razão que lançámos o programa “Sealic Box” com vista à conceção de uma nova caixa que ofereça ao mercado uma solução funcional e amiga do ambiente. Dentro desta gama, temos a “Sealic Bio”, uma solução compostável que facilita o tratamento dos resíduos de embalagens e evita que os produtos usados se transformem em lixo.“

 

Fique atento pois iremos partilhar, ao longo das próximas semanas, mais informações sobre todos os projetos finalistas desta iniciativa.