A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem por missão organizar e gerir a retoma de valorização de resíduos de embalagens, promovendo a economia circular através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

Fazemo-lo em nome dos embaladores/importadores, dos fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, e também dos distribuidores.

Um dos principais objetivos da Sociedade Ponto Verde passa pela sensibilização e educação junto dos portugueses para as melhores práticas ambientais.

Para saber mais sobre a Sociedade Ponto Verde clique aqui.

O PROJETO

Os produtos de poliestireno expandido e extrudido (EPS e XPS) são uma fonte importante e preocupante de lixo marinho no Oceano Atlântico. Eles exigem ação imediata.

Esses produtos estão em toda a parte. O EPS e XPS são materiais expandidos usados ​​globalmente na composição de diversos produtos como: caixas de peixes e mariscos, copos de bebidas quentes, caixas e bandejas de uso único, embalagens de aparelhos eletrónicos e outros produtos frágeis ou sensíveis à temperatura, isolamento para edifícios, estruturas flutuantes no mar, entre outros.

Agora, pela primeira vez, vários países decidiram trabalhar juntos para resolver um problema que, silenciosamente, ameaça os nossos oceanos e a vida marinha.

O OceanWise é um projeto de três anos (Jan 2018 – Dez 2020) elaborado para desenvolver medidas de longo prazo para reduzir o impacto do EPS no nordeste do Oceano Atlântico.

Com base em métodos participativos de eficiência de recursos e princípios de economia circular, o OceanWise irá gerar recomendações para políticas públicas bem como novas e melhores práticas, relacionadas com o uso, a produção, reciclagem e a captação de EPS/XPS após a sua utilização, através do uso de princípios de eficiência de recursos, métodos participativos e princípios de economia circular.

Precisamos de todos os stakeholders (partes interessadas) para abordar o ciclo de vida dos produtos de EPS e XPS para reduzir a sua presença nos oceanos.

A equipa é composta por 13 parceiros de 5 países do Espaço Atlântico – Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido, é coordenado pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), e do qual a Sociedade Ponto Verde é um membro parceiro.

Impulsionados pela Diretiva Quadro da Estratégia Marinha (DQEM) e pelo Plano de Ação Regional para o Lixo Marinho da Convenção OSPAR, o nosso objetivo é apresentar as melhores soluções e resultados para impulsionar políticas e as melhores práticas mais sustentáveis ​​até 2020.

Esperamos fazer a diferença.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: www.oceanwise-project.eu

REGULAMENTO

DESAFIO: No âmbito do projeto OCEANWISE a Sociedade Ponto Verde promove a atribuição de um prémio a um único projeto/ideia que vise promover, sensibilizar ou desenvolver soluções que permitam melhores práticas de uso, de produção e de recolha e reciclagem de embalagens em EPS/XPS ou embalagens alternativas, focando essencialmente o impacto do fim de vida no meio ambiente e em meio marinho.

1.

As candidaturas decorrem entre setembro e dezembro através da plataforma www.oceanscalling.pt.

2.

Podem candidatar-se projetos/ideias nacionais ou estrangeiros de promotores individuais ou coletivos, designadamente, empreendedores individuais ou equipas e startups, empresas publicas ou privadas, designers, Universidades, Instituições publicas ou privadas, Associações ou Organizações Não Governamentais, ou outras entidades.

3.

A apresentação da candidatura será feita mediante a entrega, através da plataforma www.oceanscalling.pt, dos documentos de candidatura, obedecendo aos modelos disponibilizados.

4.

A fase de avaliação, composta pela análise e seleção dos projetos finalistas, será realizada pela Sociedade Ponto Verde, entre janeiro e abril de 2020.

5.

Os projetos finalistas serão divulgados nos sites www.pontoverde.pt e www.oceanscalling.pt em maio de 2020.

6.

A decisão do vencedor do prémio de 25.000€, compete à Sociedade Ponto Verde, com o parecer dos membros da equipa do projeto OCEANWISE, e será comunicada através dos sites www.pontoverde.pt, www.oceanscalling.pt e www.oceanwise-project.eu, podendo também ser utilizados outros meios de comunicação e divulgação adicionais.

[]
1 Step 1

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

RESULTADOS

O Oceano chama por ti.
Juntos, vamos trabalhar para um futuro melhor. A solução começa em cada um de nós.

 

Em Maio de 2020 consulte aqui os resultados.

NOTÍCIAS

FALE CONNOSC

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder